Refletindo o Evangelho do Domingo
Pe. Thomaz Hughes, SVD
4º Domingo do Advento - Ano C
Lc 1, 39-45
"Bendito o
fruto do seu ventre!"
Oração do dia
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que,
conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por
sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho (Lucas 1,39-45)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1,39 Naqueles dias, Maria se
levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de
Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu
a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do
Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz:
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra
de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de
tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu
seio.
45 Bem-aventurada és tu que
creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram
ditas!”
Palavra da
Salvação
Comentário ao Evangelho
Para entender bem a finalidade de Lucas em relatar os
eventos ligados à concepção e nascimento de Jesus, é essencial conhecer algo da
sua visão teológica. Para ele, o importante é acentuar o grande contraste, e
também a continuidade, entre a Antiga e a Nova Aliança. A primeira está
retratada nos eventos que giram ao redor do nascimento de João Batista, e tem
os seus representantes em Isabel, Zacarias e João; a segunda está nos relatos
ao redor do nascimento de Jesus, com as figuras de Maria, José e Jesus. Para
Lucas, a Antiga Aliança está esgotada - os seus símbolos são Isabel, estéril e
idosa, Zacarias, sacerdote que não acredita no anúncio do anjo, e o nenê que
será um profeta, figura típica do Antigo Testamento. Em contraste, a Nova
Aliança tem como símbolos a virgem jovem de Nazaré que acredita e cujo filho
será o próprio Filho de Deus. Mais adiante, Lucas enfatiza este contraste nas
figuras de Ana e Simeão, no Templo, (Lc 2,25-38), quando Simeão reza: “Agora,
Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque
meus olhos viram a tua salvação” (2,29).
Assim, não devemos reduzir o texto de hoje a um
relato que pretende mostrar a caridade de Maria em cuidar da sua parente idosa
e grávida. Se a finalidade de Lucas fosse mostrar Maria como modelo de
caridade, não teria colocado versículo 56, que mostra ela deixando Isabel na
hora de maior necessidade: “Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou
para casa”
Também não é verossímil que uma moça judia de mais ou
menos quatorze anos enfrentasse uma viagem tão perigosa como a de Galiléia à
Judéia! A intenção de Lucas é literária e teológica. Ele coloca juntas as duas
gestantes, para que ambas possam louvar a Deus pela sua ação nas suas vidas, e
para que fique claro que o filho de Isabel é o precursor do filho de Maria. Por
isso, Lucas tira Maria de cena antes do nascimento de João, para que cada
relato tenha somente as suas personagens principais: dum lado, Isabel, Zacarias
e João; doutro lado, Maria, José e Jesus.
O fato que a criança “se agitou” no ventre de Isabel
faz recordar algo semelhante na história de Rebeca, quando Esaú e Jacó “pulavam”
no seu ventre, na tradução da Septuaginta de Gn 25,22. O contexto,
especialmente versículo 43, salienta que João reconhece que Jesus é o seu
Senhor. Com a iluminação do Espírito Santo, Isabel pode interpretar a
“agitação” de João no seu ventre - é porque Maria está carregando o Senhor. As
palavras referentes a Maria: “Você é bendita entre as mulheres, e bendito é o
fruto do seu ventre”(v. 42) fazem lembrar mais duas mulheres que ajudaram na
libertação do seu povo, no Antigo Testamento: Jael (Jz 5,24) e Judite (Jd
13,18). Aqui Isabel louva a Maria que traz no seu ventre o libertador
definitivo do seu povo.
Finalmente, vale destacar o motivo pelo qual Isabel
chama Maria de “bem-aventurada” (v. 45): “Bem-aventurada aquela que
acreditou.” Maria é bendita em primeira lugar, não pela sua maternidade
somente, mas pela fé - em contraste com Zacarias, que não acreditou. Assim,
Lucas apresenta Maria principalmente como modelo de fé. Notemos que neste
capítulo primeiro nós encontramos - na Bíblia - frases que podem fundamentar
uma compreensão correta da visão bíblica da pessoa e função de Maria, que pode
unir em lugar de dividir cristãos das diversas confissões: “Ave Maria”
(1,28); “Cheia de graça” (1,28); “O Senhor é convosco” (1,28); “Bendita sois vós
entre as mulheres” (1, 42); “Bendito o fruto do vosso ventre” (1,42). Lucas nos
apresenta a mãe do Senhor como modelo de fé para todos nós!
Salmo 79/80
Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvo!
Ó pastor de Israel, prestai ouvidos.
Vós que sobre os querubins vos assentais,
aparecei cheio de glória e esplendor!
Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!
Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvo!
Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.
visitai a vossa vinha e protegei-a!
Foi a vossa mão direita que a plantou;
protegei-a, e ao rebento que firmastes!
Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvo!
Pousai a mão por sobre o vosso protegido,
o filho do homem que escolhestes para vós!
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!
Dai-nos vida, e louvaremos o vosso nome!
Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvo!
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